Trabalho em Grupo: Lógica de Programação (FAZAG 2010.2)

De Prof. Matuzalém Guimarães

Tabela de conteúdo

Sobre este documento

Este documento descreve e esclarece as regras para o desenvolvimento e a avaliação do trabalho em grupo da disciplina Lógica de Programação.

Objetivo

O trabalho em grupo tem quatro objetivos principais:

  1. Proporcionar um espaço para mobilização das habilidades necessárias para o trabalho em equipe;
  2. Favorecer a interação com os colegas no estudo dos assuntos da disciplina;
  3. Trazer problemas da prática profissional para a sala de aula.
  4. Estimular o raciocínio lógico e a capacidade de análise e pesquisa, propor soluções com aplicabilidade computacional através de algoritmos e/ou fluxograma.

Descrição do trabalho

  • Formação das Equipes:
  1. Dividir-se em equipes de no máximo 5 (Cinco) participantes.
  2. Entregar ao professor o nome dos componentes da equipe e esta receberá por parte do professor um número que irá ser sorteado com os demais para a ordem das apresentações e o tema da apresentação.

Obs.: Para pessoas sem equipes ou ultrapassando o número de participantes, verificar antes de iniciarem os trabalhos a autorização do professor para a combinação de quantidade de componente. O professor tem a prerrogativa de autorizar ou não o trabalho.

Temas para as apresentações

  • Tema: Algoritmos em Fluxograma
  • Assunto Específico de cada equipe:
  • Equipe 1
  1. Série de Fibonacci.

Desenhe um fluxograma que resolva o seguinte problema: Pretende-se escrever os primeiros N números da sequência de Fibonacci. A seqüência de Fibonacci é a seguinte: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, … (a seguir ao primeiro 1 cada número na sequência é a soma dos dois números anteriores).

Componentes: João Paulo, Bruno Fonseca, Leonardo Pina, Joedson Andrade.
Ordem de Apresentação: Primeira


  • Equipe 2
  1. Números Primos

Desenhe um fluxograma que permita verificar se um dado número fornecido pelo utilizador é ou não primo. O programa deverá emitir uma mensagem de erro quando o valor introduzido for inferior a 1

Componentes: Yuri, Bruno Souza, Marllon, "Cicinho", Dalila, Iago Silva da Paixão.
Ordem de Apresentação:Segunda


  • Equipe 3
  1. Calculo Fatorial

Desenhe um fluxograma que resolva o seguinte problema: Pretende-se determinar o valor do factorial de um número inteiro.O factorial calcula-se da seguinte forma: Factorial (0) = 1 Factorial (n) = n * Factorial (n-1)

Componentes: Naiara, Catiane, David, Manoel, Rodrigo.
Ordem de Apresentação:Terceira


  • Equipe 4
  1. Números Pares e Ímpares
  2. Fluxograma para ler um número e indicar se o número é par ou ímpar. Um número inteiro qualquer é dito par se, ao ser dividido pelo número dois, resulta em um número inteiro, caso contrário esse número é dito ímpar.

Dica, use a função MOD.

Componentes: Rafael, Joas, Railson, Kenedy, Valdir.
Ordem de Apresentação:Quarta


  • Equipe 5
  1. conversão entre graus Celsius e Farenheight

Desenhe um fluxograma de um programa que permita efectuar a conversão entre temperaturas expressa em graus Celsius e Farenheight. A fórmula de conversão é a seguinte: °F=(ºC * 1.8)+32 Deverá ser pedida a opção ao utilizador (1= Celsius-> Farenheight, 2=Farenheight-> Celsius) e o valor de entrada na escala original. Depois deverá ser efectuada a conversão e mostrado o resultado final.

Componentes: Lucas Moreira, Cristiane Oliveira, Danilo, Adriano, Jovelino.
Ordem de Apresentação: Quinta


  • Equipe 6
  1. Desenvolva um algoritmo que leia 3 valores inteiros e efetue o cálculo das raízes da equação de Báscara. Se não foi possível calcular as raízes, mostre uma mensagem correspondente.
Componentes: Magno, Fábio Bitencourt, Fábio Costa, Elton, Glauber.
Ordem de Apresentação:Sexta


  • Equipe 7
  1. Dados 3 valores A, B e C, verifique se podem ser valores de lados um triângulo e, se for, determine se o triângulo é eqüilátero, isósceles ou escaleno.
Componentes: Márcio, Édipo, Jeziel, Daniel, Roberto.
Ordem de Apresentação:Sétima


  • Equipe 8
  1. Escrever um algoritmo que lê dois valores inteiros (a e b) e os escreve com as seguintes mensagens: “a e b são múltiplos” ou “a e b não são múltiplos”.
Componentes:Laércio, Iôgo, Welligton, Jamil, KALLYEMESON.
Ordem de Apresentação:Oitava



Como resultado do trabalho deve ser apresentada produção escrita incluindo elementos pré e pós textuais - ou seja, capa, folha de rosto, referências, etc.). O documento produzido deve ser enviado para o e-mail matuguimaraes@hotmail.com ou matuinfo@gmail.com em PDF dois dias antes da apresentação. Utilize a ABNT (e principalmente a NBR 14.724) para construção do documento.

Apresentação

O trabalho só é considerado entregue após apresentação e entrega do material escrito. A forma de apresentação é livre, porém deve atender às seguintes diretrizes:

  • É aberta e preferencialmente deve ser estimulada a participação de todos os presentes à apresentação.
  • Todos os componentes do grupo devem participar da apresentação. A falta no dia da apresentação acarreta pontuação nula, exceto se devidamente justificada. A justificativa deve ser preferencialmente documentada e implica em apresentação no próximo dia de aula em que o aluno estiver presente.
  • O professor pode fazer perguntas direcionadas ao grupo ou a um aluno em particular. Em caso de perguntas dirigidas a um dos componentes e pela(s) resposta(s) ficar evidente que não houve participação efetiva dele no desenvolvimento do trabalho, este componente não será considerado como membro do grupo e sua nota será nula.

Observações sobre pontuação

  • Será atribuída pontuação nula aos trabalhos que na parte ou no todo tenham sido plagiados.
  • Cópias de trechos de textos e/ou códigos sem aspas ou sem a devida marcação de autoria também serão considerados plágios. Utilize a NBR 10.520 e a NBR 6.023 para citação e referência.

Avaliação

A nota será única para todo o grupo e está assim dividida:

  • Atendimento ao solicitado (90%).
  • Atendimento à norma culta da língua portuguesa (10%).
Ferramentas pessoais